Parvovirose, sabe o que significa?
Trata-se de uma doença vírica grave extremamente contagiosa, que afeta principalmente os nossos cachorrinhos. Quando não diagnosticada e tratada precocemente pode levar à morte. Por isso, aconselhamos e pedimos sempre aos tutores que resguardem os seus pequenos até completarem o protocolo completo de vacinação, pois é a única forma de prevenir.
Como se transmite?
A transmissão da parvovirose ocorre maioritariamente através do contacto direto cão-cão, ou pelo contacto com fezes, alimento, agua, objetos ou até mesmo superfícies contaminadas com o vírus.
Quais os sintomas?
Prostração
Perda de peso
Perda de apetite
Febre
Vómito
Diarreia (por vezes com sangue)
Se o seu cachorro apresentar a maioria destes sintomas, deve levá-lo ao veterinário para ser avaliado, pois este vírus afeta a capacidade do organismo absorver nutriente de que precisa, e irá rapidamente leva-lo a ficar fraco e desidratado.
Existe tratamento?
Sim. No entanto, o tratamento indicado para tratar a parvovirose poderá variar conforme o quadro clinico do animal. Mas, regra geral, tendo em conta a grande perda de líquidos através da diarreia e vomito, uma das primeiras coisas será tentar compensar essas mesmas perdas com fluidoterapia (soro), e medicação para travar o vómito.
Para além disto, poderão ser adicionados protetores gástricos, antibióticos e analgésicos.
É importante dizer que o sucesso deste tratamento está sempre dependente da resposta imunológica do cão.
Por isso, prevenir é a melhor opção. Vacine o seu cachorrinho dentro dos intervalos certos e não o passei na rua até completar o protocolo.
Se tiver mais alguma dúvida relacionada com parvovirose ou sobre o plano de vacinação do seu novo membro da família, saiba que estamos aqui para ajudar!
