O que é uma Piómetra?
Trata-se de uma infeção uterina, que pode afetar tanto gatas como cadelas não esterilizadas. Apesar de poder surgir em qualquer idade, é mais frequente verificar-se em fêmeas adultas após a ocorrência de vários cios.
Porque acontece?
A progesterona é uma hormona reprodutiva que atua para manter uma gravidez e está presente durante todo o ciclo reprodutivo, mesmo que não exista fecundação.
Depois do cio, esta hormona diminui as defesas do útero, tornando-o suscetível a infeções bacterianas.
Podem ainda existir dois tipos de piómetra:
– Aberta: em que o cérvix está aberto, permitindo a saída das secreções acumuladas através do canal vaginal.
– Fechada: em que o cérvix se mantém fechado e as secreções acabam por ficar acumuladas no interior do útero.
A pílula pode levar a piómetra?
A resposta é sim, o uso de anticoncepcionais pode aumentar as probabilidades de desenvolver piómetra. E por essa razão nós não aconselhamos!
Se não pretende fazer criação e/ou ter ninhadas indesejadas, o correto a fazer é programar a cirurgia de esterilização da fêmea.
Quais os sinais clínicos de piómetra?
Presença de secreções vaginais
– Febre
-Prostração
-Falta de apetite
-Diarreia
-Vómito
-Aumento da ingestão de água
Como é feito o diagnóstico?
Depois de recolher os dados clínicos da fêmea, por norma uma ecografia abdominal é o suficiente para confirmar o diagnóstico. A informação obtida através das análises sanguíneas pode também ser importante, permitindo avaliar a extensão da doença.
Piómetra tem tratamento?
Sim, e o tratamento recomendado é cirúrgico, ou seja, passa por fazer uma esterilização de urgência, retirando o útero e os ovários.
Como prevenir?
O único método de prevenção efetivamente eficaz é a esterilização cirúrgica do animal.
Se ficou com dúvidas sobre esta patologia fale connosco, e se pretende marcar a esterilização da sua menina fale connosco para agendar e explicarmos todo o procedimento!
