Destartarização no cão e no gato

Tal como acontece nos humanos, os nossos animais também podem desenvolver problemas dentários.
A destartarização promove a remoção da placa bacteriana e do tártaro dentário. Apesar da maioria dos animais que sofrem com estas doenças continuarem a comer, são situações que dão bastante desconforto. Em situações avançadas pode haver até mesmo necessidade da remoção de alguns dentes.
O que é tártaro?
Consiste numa acumulação exacerbado de placa bacteriana que se instala entre a gengiva e o dente. Em casos mais avançados, esta placa pode chegar a envolver a totalidade do dente, deixando-o amarelo escuro ou até mesmo castanho.
Afeta animais de qualquer raça ou idade, sendo que animais com mais idade terão por norma mais tendência a desenvolve-lo.
Como funciona o procedimento?
Primeiro é removido a maior parte de tártaro do dente, com auxilio de um aparelho bastante semelhante ao que é utilizado na medicina dentaria humana. Por norma este procedimento é realizado com o animal sob anestesia geral, mas nem sempre é regra. Na nossa clínica já realizámos esta intervenção com o nosso amiguinhos acordado, claro que tal só se torna viável quando o animal é sereno o suficiente para tal.
Devido à anestesia, é necessário realizar alguns exames antes de iniciar, nomeadamente analises de sangue. Para termos certezas que tudo está bem para podermos então avançar.
Quais os sinais que indicam a necessidade de destartarização?
aparecimento de tartaro, mau hálito, dificuldade em comer, gengivite
Como evitar o tartaro?
utilizando pastas especificas para escovar os dentes dos nossos patudos com snacks anti tartaro alimentação preferencialmente seca, pois os patês sujam mais os dentes
Com que frequência devo fazer destartarização do meu animal?
A frequência com que se deve fazer varia sempre de animal para animal, e deve-se ter em atenção a relação anestesia/idade. Quanto mais cedo tratarmos da saude oral, melhor qualidade de vida terá o nosso patudo. Por isso, aconselhe-se sempre com o seu médico veterinário.
Se tem dúvidas sobre este tema e pretende despistar esta patologia do seu amiguinho, marque uma consulta connosco! Teremos todo o gosto em ajuda-lo.
